-
Arquitetos: La Macchina Studio
- Área: 75 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Paolo Fusco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Apartamento Retroscena transforma um apartamento dos anos 1950 em um cenário surrealista onde a realidade coexiste com a ficção de forma quase teatral. Com a abordagem multidisciplinar dos arquitetos, o projeto consegue, somando arquitetura, teatro, música e ilustração, celebrar a esfera gráfica.
Levando em conta os pedidos dos clientes, um jovem casal, os arquitetos tinham, por um lado, o apoio dos artesãos locais, que recuperaram o piso de mosaico veneziano pré-existente, e por outro, a missão de repensar a distribuição interna para dar lugar a uma nova narrativa.
Partindo da inserção de novos materiais em correspondência com os traços das antigas divisões formais, a sala de estar é definida por uma faixa em mármore preto e de Botticino. A área ao longo do corredor retoma o desenho original do piso com uma faixa rosada com pó de pozolana, enquanto o quarto é tingido com as nuances quentes do micro cimento vermelho. O resultado é uma combinação de desenhos em diferentes texturas e cores que criam um efeito de “colagem”, em contraste com o branco das paredes rebocadas.
O apartamento tem um percurso longitudinal, seguindo a parede principal que representa o limite entre o que é privativo e coletivo, criando uma paisagem pontuada por três elementos centrais.
Um guarda-roupa esconde um pequeno estúdio: o refúgio do leitor, um espaço íntimo e silencioso, isolado do resto da casa. Uma porta rente à parede azul-acinzentada dá acesso ao banheiro, um espaço revestido com mosaicos brancos com juntas contrastantes, recortado por uma passagem ogival que permite vislumbrar a parede posterior em esmalte cor de pavão e o lavatório. Por fim, uma porta em arco em madeira lacada azul conduz à área de dormir com linhas claras e um ambiente acolhedor. A porta, com perfil de madeira que se projeta 70 centímetros para a sala de jantar, é a peça central da sala de estar e esconde os móveis da cozinha.
A sala de estar é o maior espaço do apartamento, com cortinas amarelas que correm junto de uma parede demolida, de modo que esses elementos desenham um limite sutil entre funcionalidades.
O Apartamento Retroscena oferece uma visão divertida do habitar. A escolha por cores ousadas junto de antigos truques de design dão personalidade ao interior, voltando os holofotes para os habitantes, protagonistas de uma peça teatral e arquitetônica cheia de surpresas.